Topografia
Introdução
Nesse trabalho iremos abordar a topografia de forma não tão abrangente em suas finalidades gerais, porem de forma ampla na sua aplicação no setor de mineração, bem como abordaremos também a taqueometria que compreende uma série de operações que constituem um processo rápido e econômico para a obtenção indireta da distância horizontal e diferença de nível.
Definição
Topografia e a descrição exata e minuciosa de um lugar e tem a finalidade: Determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.Ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979).
A topografia aplicada na mineração
A topografia na mineração é utilizada basicamente em duas fases, pesquisa e lavra, é empregada em várias aplicações. E utilizadas em alguns pontos tais como:
Abertura de picadas para mapeamento geológico;
Piqueteamento para métodos geofísicos terrestres;
Locação de furos de sondagem.
A TOPOGRAFIA NA MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA
Na mineração subterrânea a topografia está aliada a correta execução dos trabalhos frente às exigências do DNPM (Departamento Nacional de
Pesquisa Mineral). Dentre uma das utilidades está a delimitação das galerias em referência a um poligonal na superfície através do transporte de coordenadas, sem a topografia isso seria quase impossível.
O correto dimensionamento das galerias para o trânsito de veículos em seu
interior,