BOBBIO fichamento a era dos direitos
Elaborado por
Raquel Aparecida Pereira de Oliveira
FICHAMENTO DO LIVRO: A ERA DOS DIREITOS
NORBERTO BOBBIO
São Caetano do Sul
2015
BOBBIO, Norberto. 1909-2004. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. – Nova Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Raquel Aparecida Pereira de Oliveira – 7017304 – 01DN
Introdução
Este fichamento tem como objetivo realizar um estudo da obra A Era dos Direitos de Norberto Bobbio para expansão de conhecimento jurídico, interligado à matéria de Introdução ao Estudo do Direito.
O objetivo principal é discutir sobre os pontos principais apresentados pelo autor e dar atenção para aqueles temas que são de extrema importância para compreendermos os Direitos do Homem, Direitos Fundamentais, bem como suas trajetórias, a luta pela proteção desses direitos e suas tutelas.
Apresentaremos assim como o autor, a preocupação sobre os direitos do homem e seu reconhecimento e a proteção nas bases das Constituições modernas no exercício da democracia. Logo após, faremos uma análise histórica sobre a Revolução Francesa e suas repercussões, analisando também posições filosóficas de Kant, usando como base a obra da Filosofia do Direito e a da história de Kant, que foram utilizadas pelo autor como referências.
Na terceira parte, o foco será em temas que agregam valores e expandem o conhecimento tanto no âmbito jurídico como no âmbito social, entre eles: A resistência à opressão e a pena de morte.
É importante lembrar que todos os assuntos tratados ao longo deste fichamento, são resultado da obra de Norberto Bobbio, então, qualquer posicionamento aqui apresentado, serão também do autor.
PRIMEIRA PARTE
Sobre os fundamentos dos direitos do homem.
Neste capítulo, o autor propõe a discussão de três temas: “a) qual é o sentido do problema que nos pusemos acerca do fundamento absoluto dos direitos do homem; b) se um fundamento absoluto é possível; c) se,