capitalismo parasitario
Mostrar conteúdo|Confio em beatriz.mitie@gmail.com. Sempre mostrar conteúdo.
amor, aqui estãoa lguns resumos de sites, não estou com meu resumo aqui, por isso não te mandei ;D
“ Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde as condições de sua prosperidade, ou mesmo de sobrevivência.” ( Bauman, Zygmunt in Capitalismo Parasitário pág 8)
Como parasita guloso, que devora tudo o que encontra , chegará o momento em que, segundo o autor, esgotarão as “ terras virgens” a desbravar . Em algum momento, este sistema que se alimenta do consumo, não será capaz de sobreviver sem as economias não-capitalistas. Deste modo , podemos dizer que o Capitalismo está com os dias contados; só não sabemos o final desta conta.
Parece que ainda existe muito a desbravar. Cuba, por exemplo, é hoje o sonho das corporações financeiras. Um país inteiro a consumir, imagine. E o sonho não está tão distante assim. Esta semana ficamos sabendo que Raul Castro já cogita permitir viagens ao exterior a seus cidadãos. Imaginem, em um país com onze milhores de habitantes, quantos novos cartões de crédito internacionais!
Precisamos consumir – sendo consumidos-, e nos endividar, é o que nos diz comanda o Capitalismo através da Publicidade.
“ O que nenhuma publicidade declarava abertamenre, deixando a verdade a cargo das mais sinistras premonições dos devedores, era que os bancos credores realmente não queriam que seus devedores pagassem suas dívidas. Se eles pagassem com diligência os seus débitos, não seriam mais devedores . E são justamente os débitos ( os juros cobrados mensalmente) que os credores