Capital
CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO E CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS
Trabalho apresentado para obtenção de nota semestral.
Administração Financeira II / Quarto Período
Professor: Geraldo AlemandroMONTES CLAROS / MG
Unimontes2012
Custo De Capital Próprio e Custo De Capital De Terceiros
À primeira vista, indo pelo senso comum, poderíamos imaginar que o capital de terceiros tem um custo mais elevado que o capital próprio, pois representa muitas obrigações, principalmente com bancos, fornecedores, tributos a pagar para o governo, etc. Já o capital próprio, um dinheiro que não tem custo por ser da titularidade dos sócios. Mas o que acontece é justamente o inverso, o capital próprio e muito mais oneroso à empresa que o capital de terceiros.
Primeiramente vamos as principais vantagens de cada um:
A principal vantagem do uso de capital de terceiros é que com esses recursos surge a possibilidade de aumentar a capacidade produtiva da empresa, ou mesmo expandir o ramo de atuação, executando projetos ou expandindo sua operação além daquilo que os próprios recursos permitiriam. Se tudo ocorrer dentro do que foi previsto pelo administrador, os lucros gerados serão maiores do que ele obteria sozinho. “A desvantagem, no caso de empréstimos, é que ele se vê obrigado a gerar lucro suficiente para pagar a dívida, e no caso de um investidor, ele perde um pouco de autonomia na tomada de decisões.”
A principal vantagem do uso de capital próprio é o controle total do negócio, o administrador tem autonomia para tomar todas as decisões: quando e como crescer, onde investir, quem contratar, etc. A desvantagem, é que as perspectivas de expansão ficam limitadas ao que o seu capital permite. “O crescimento, nesse caso, é mais orgânico, baseado apenas no reinvestimento de parte do lucro.”
Outra questão relevante é o controle: até que ponto o empreendedor aceita dividir as decisões e o retorno dos investimentos? Se ele faz questão de ser o único dono, deve crescer