capital one
A Capital One Financial Corporation é uma empresa americana de cartão de crédito mais lucrativa dos EUA. Seu principal segredo para o sucesso é uma filosofia de teste e aprendizado que a companhia adaptou à sua Estratégia Básica da Informação (EBI), na qual se baseia em um processo que aborda três etapas. A primeira se resume em uma ideia para uma nova oferta de produto, ou seja, fazer uma pesquisa de mercado com publico alvo e então, assim, alterar o ambiente deste grupo para ver como os membros deste mesmo grupo reagem. A segunda etapa é a fase da coleta de dados sobre a análise dos resultados. Já a terceira etapa verifica os resultados dos testes e finaliza com uma microssegmentação, ou seja, analisa quais são os tipos de clientes que aderem a tais produtos para realizar campanhas de marketing e entre outros.
De acordo com o vice-presidente de relações da empresa, a companhia analisa os resultados das experiências quais devem ser os preços de juros e taxas adequados. A empresa já realizou 45 mil testes por ano em média 120 por dia. Os funcionários em toda a parte da empresa, estão constantemente ajustando ofertas de cartões de crédito a clientes potenciais, também indicam clientes aos vendedores que melhor possam atendê-los.
Testando e aprendendo a respeito da forma como os clientes dos cartões atuam, a Capital One pode usar as informações sobre tais clientes para definir o que lhes oferecer e assim podendo dar descontos nos produtos. A empresa também utiliza o sistema Logístico de Serviço Global (GSL) que é um software de endereçamento de chamada, “Todos dirão que usam o GSL da mesma forma como o fazemos, mas eu acredito que o usamos de forma mais inteligente.”, diz Schwieder (o Vice-Presidente). A Capital One também investiu milhões de dólares elaborando e aperfeiçoando sistemas baseados na IBS. A principal estratégia do sistema da informação é que utiliza da tecnologia da