Capital Intelectual
O Capital Intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interação do profissional para com a missão da empresa. Hoje em dia fala-se muito que vivemos na era do Conhecimento e da Informação, e que o conhecimento é fundamental para a profissão. O avanço tecnológico tem fundamental importância na gestão do conhecimento, ela é responsável pela intermediação das informações e conhecimento. Administrar o conhecimento para adquirir e manter a vantagem competitiva tornou-se objetivo das empresas, fazendo disso uma arma competitiva e eficaz. Para reter e desenvolver conhecimento, as organizações precisam oferecer um trabalho desafiante, que possa agregar experiências e conhecimentos as pessoas continuamente, desenvolvendo estratégias para conquistar, reter e motivar seus talentos, pois os colaboradores que detêm maior conhecimento são os principais contribuintes para o sucesso da organização. Para serem bem sucedidas, as organizações estão investindo no conhecimento, e aumentando suas expectativas para com ela e seus colaboradores, pois, o capital intelectual e não mais o capital financeiro, que determina o valor de mercado de uma organização.
Diversas pessoas tem dificuldade para definir corretamente o Capital Intelectual e, acabam confundindo com o conhecimento adquirido pelas pessoas, mas na realidade é formado da seguinte maneira, conforme abaixo descrito.
Capital Humano: São qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.
Capital Estrutural: É a parte da empresa, bem como, os bancos de dados e os manuais de procedimentos.
Capital dos Clientes: Refere-se ao valor da franquia, do relacionamento com o cliente, a lealdade deles à marca da empresa e grau de conhecimento da
empresa em relação às necessidades de seus