CAPITAL HUMANO
Atualmente a importância do homem e o estudo de seu comportamento, ganham cada vez mais ênfase nos projetos que tem por objetivo, a valorização do capital intelectual para o sucesso da empresa.
O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Shultz, e mais tarde, na década de 80 amplamente desenvolvido por Gary Becker. Para ambos, o termo "Capital Humano" é referente aos seres humanos que compõem uma organização, atribuindo um valor a cada indivíduo e utilizando desse valor para o crescimento organizacional dentro das medidas políticas e culturais de cada instituição.
O termo capacitação é a ideia de tornar o indivíduo, habilitado e qualificado, para desempenhar uma determinada função.
A relevância da capacitação profissional para a vida das pessoas está nas possibilidades de acesso às melhores oportunidades de trabalho, que, com a inovação, tem suas características modificadas a cada dia.
As pessoas são consideradas o capital intelectual das organizações. É preciso buscar o comprometimento delas por meios de incentivos à motivação.
Com planejamentos estratégicos eficazes, a gestão empresarial tenciona alcançar com a capacitação de seus funcionários, a busca pela excelência. As organizações que apresentam melhores resultados sabem como atrair, manter e desenvolver seu capital humano.
1.1 Problema de pesquisa
Quais as razões levam a Organização X a investir no aperfeiçoamento profissional de seus empregados?
1.2 Justificativa
Com uma visível influência no desempenho das habilidades dos profissionais de uma organização, o setor de recursos humanos é um importante agente de mudanças. Como futuros gestores de RH é necessário aprender a discernir as diferentes possibilidades de capacitação interna, e seus reflexos nas perdas e ganhos do investimento.
Levando em consideração que o capital humano é o recurso de maior relevância, pois é a estrutura intelectual da organização, é de extrema