vírus
Flavivírus:
O flavivírus é o vírus responsável por causar a dengue, encefalite, hepatite C e a febre amarela (que é a doença que será explicada). Ela pode ser transmitida pela picada do mosquito Haemagogus ou pela picada do mosquito Aedes aegypti. O Haemagogus transmite a febre amarela silvestre, e o Aedes aegypti transmite a urbana. A doença não é transmitida de pessoa pra pessoa, a transmissão acontece quando o(s) mosquito pica uma pessoa (ou primata) infectada, normalmente em regiões de floresta ou cerrado, e depois pica uma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina. O vírus e a célula – Quando o vírus esta dentro das células, uma proteína que recobre o genoma do vírus passa por transformações que levam ao amadurecimento do vírus. Depois disso, o vírus ganha a capacidade de infectar outras células à medida que se move no interior de uma para outra. No percurso, uma mudança na acidez no vírus resulta na divisão de um composto de proteínas que recobre seu genoma, pouco antes dele ser transmitido à próxima célula. A forma imatura do vírus não é capaz de infectar outras células e talvez esteja aí a chave para o controle das doenças causadas por ele. São exemplos de flavivírus o vírus da dengue, da febre amarela, da encefalite e da hepatite C.
Características do vírus – Os Flavivírus possuem um tamanho comum (40-60 nanômetros); simetria e ácido núcleico, de fita positiva de RNA. O genoma de RNA contém 10.000nucleotídeos (aproximadamente) ou 10 genes contidos em uma cadeia aberta de leitura que codifica uma poliproteína (vírus envelopado) de 3391 aminoácidos (no caso da Dengue) que depois é clivada em três proteínas estruturais e sete proteínas não estruturais.
Replicação – O vírus é injetado no organismo através da picada de mosquito, dentro do organismo, ele se replica nos linfonodos locais e nas células musculares estriadas e lisas e nos fibroblastos. Nessa fase o vírus se multiplica e se espalha