Capital de Giro
RESUMO
O presente artigo apresenta um relato sobre a análise dinâmica da administração do capital de giro em uma empresa. Apresenta os fundamentos teóricos dos aspectos envolvidos e as variáveis que devem ser consideradas pelos administradores financeiros, na definição e execução de suas estratégias financeiras de curto prazo. Com foco na manutenção da liquidez, são analisadas as implicações das diversas estratégias de investimento de capital no giro. As empresas estão se preocupando cada vez mais em aperfeiçoar suas técnicas de gestão, para que melhore os resultados e maximize os lucros da empresa. O Capital de Giro está relacionado diretamente com o ciclo operacional e o movimento dos negócios, facilitando a analise do andamento da empresa, podendo ver se a necessidade de financiamentos. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do capital de giro, pois uma boa gestão envolve tomada de decisões voltadas principalmente para a preservação da liquidez da empresa que afeta a rentabilidade.
Palavras-chaves: Capital de giro; financiamento; gestão; empresa.
1 INTRODUÇÃO
As empresas são organizações sociais que utilizam recursos administrativos para atingir seus objetivos, portanto é necessário um sistema de gestão que envolva o controle financeiro e econômico.
O controle financeiro se dá através da gestão do capital de giro, o qual precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pelas empresas.
A gestão financeira tem por objetivo geral, direcionar a empresa para que esta obtenha lucro dentro de um nível aceitável de risco e que esse lucro se transforme rapidamente em dinheiro. Portanto, os recursos financeiros das empresas, consistem em uma das áreas mais importantes para a sobrevivência das organizações, e nesta área destaca-se a gestão do capital de giro que se dedica principalmente aos recursos de curto prazo que influem diretamente