Capital de Giro
Neste trabalho vamos demonstrar qual a necessidade do capital de giro em uma empresa, para que a mesma possa saber se desenvolver financeiramente.
Capital de giro é um conjunto de valores essenciais para uma empresa fazer com que seus negócios de fato aconteçam. O capital de giro torna-se necessário, pois é o mesmo quem exerce a função do ciclo de caixa de uma determinada empresa, quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade do capital de giro torna-se ainda maior. Pois a redução do ciclo de caixa significa receber mais cedo e ter um prazo mais longo para pagar.
A necessidade do capital de giro aparece quando no ciclo financeiro as saídas operacionais ocorrem antes das entradas, ou seja, quando o ciclo financeiro é positivo. A necessidade do capital de giro será o saldo liquido das aplicações operacionais de recursos. Tendo em vista as características particulares de algumas empresas, outras contas que compõem o circulante poderão ser incluídas para fins de determinação da necessidade de capital de giro, como por exemplo, adiantamentos obtidos de clientes ou concedidos a fornecedores. Capital de giro significa o capital necessário para financiar a continuidades de vendas de uma determinada empresa, sendo recursos para financiamento aos clientes, recursos para pagamento aos fornecedores, recursos para manter estoques, pagamentos de salários, impostos e demais custos e despesas. Podemos dizer que o capital de giro esta relacionado com as contas que giram no dia-a-dia de uma empresa, dessa forma podemos concluir que toda empresa que vende a prazo a seus clientes precisa de recursos para financiar seus próprios clientes, ou seja, quando uma empresa compra a prazo de seu fornecedor, a mesmo está financiando parte, ou até mesmo o total dessa venda.
O capital de giro indica o montante de recursos que a empresa necessita para financiar suas operações. Quando o capital de giro de uma empresa acaba, pode-se dizer que os problemas começam, pois a mesma