Capital de Giro
Conceito:
A empresa tem necessidade constante de movimentação financeira, e normalmente precisa de dinheiro para capitalizar, nesse momento é bom ou algumas vezes necessário pegar um Capital de Giro
O Capital de giro é um tipo de financiamento para empresas de curto, médio ou longo prazo destinado a suprir necessidades de caixa, normalmente utilizado para reorganizar o fluxo financeiro , mas também muito usado para um reforma, aquisição de maquinas e equipamentos, moveis e desenvolver novos projetos e empreendimentos.
No Financiamento de Capital de Giro as formas de pagamento são diversas, o tomador do crédito pode optar em pagar de 1 a 12 ou mais parcelas, dependendo da necessidade do empresário e do fluxo de caixa
Ao financiar Capital de giro, quais são as garantia?
O empresário ou a empresa pode oferecer algumas garantias, Máquinas, Equipamentos e Veículos através de Alienação, Hipoteca, Cessão de Crédito, Penhor de Quotas de Sociedade Limitada.,Duplicatas, Cheques pré-datados entre outros.
Alguns tipos de garantia do Capital de Giro
Capital de Giro Avalista: comedido somente mediante a assinatura dos sócios da empresa.
Capital de Giro com garantia de Duplicata: Comedido mediante garantia de boletos de cobrança da empresa, ou seja, o banco estipula o mínimo de garantia que o cliente precisa deixar. O valor costuma ser de 60% a 70% do valor total comedido ao cliente.
Capital de Giro com garantia de Cheques: Mesmo esquema das duplicatas, porém o banco fica com os cheques como garantia.
Capital de Giro com garantia de veiculo: Mesmo esquema, porém, o banco utiliza o carro como garantia. Para essa operação, o veiculo precisa ser alienado ao banco. E o proprietário legal do carro precisa assinar um contrato, pois ele entra como garantia da operação.
Capital de Giro com máquinas e equipamentos: Credito comedido