Capacitores
Os capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica, e podem ser utilizados de diversas formas. Por exemplo, em uma câmera fotográfica, onde o capacitor armazena a energia necessária para produzir o flash. Ele pode ser utilizado também na sintonia de circuitos de aparelhos eletrônicos como televisores, rádios, celulares, etc.
O capacitor além de armazenar energia de maneira muito rápida, também pode liberá-la com muita rapidez. Ao se comparar um capacitor com uma pilha, devemos estar muito atentos a sua principal diferença. A pilha se carrega e descarrega de maneira muito lenta, ao contrário do que acontece com o capacitor, devido as diferenças nos seus princípios de funcionamento. O capacitor se “carrega” devido ao deslocamento de cargas elétricas no seu interior, a pilha se “carrega! Devido a uma reação química lenta.
Um capacitor elementar consiste em duas placas planas de material condutor com área(A),separados por uma distância constante (d).Se aplicarmos uma tensão contínua entre estas placas, conectando o polo positivo da fonte a uma, e o polo negativo a outra, se produzirá uma distribuição de cargas nestas placa, de modo que a placa conectada ao polo positivo cederá elétrons à fonte.Com isso, a placa ficará carregada positivamente. Por outro lado, a outra placa receberá elétrons, ficando carregada negativamente.
Depois de determinado tempo, o movimento de cargas cessa e o capacitor estará carregado.
Potencial Elétrico – é uma grandeza escalar definida como sendo a energia potencial por unidade de carga em um ponto no espaço. O potencial elétrico é dado por:
V = U / q Equação 1
Onde:
V – potencial elétrico (V)
U – energia potencial elétrica (J) q – carga elétrica (C)
Capacitância – é a grandeza que expressa a quantidade de carga que um capacitor é capaz de armazenar. Tendo como base que a carga q e a diferença de potencial (ddp) são proporcionais em um capacitor, e o valor da capacitância depende da geometria do