Capacitores
Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Em geral, os circuitos elétricos e eletrônicos são constituídos de vários componentes, associados de diferentes maneiras. Uma forma simples de abordar esse tipo de problema é considerar a associação dos componentes de um mesmo tipo.
Podemos ver uma associação em paralelo Figura 5.4, para o caso de dois capacitores. O que caracteriza esse tipo de associação é a igualdade de potencial entre as placas dos capacitores, semelhante ao que ocorria entre associação de resistores. Na ilustração, as placas superiores estão com o mesmo potencial, dado pelo pólo positivo da bateria. Da mesma forma, as placas inferiores estão com o mesmo potencial negativo. Portanto, as diferenças de potencial são iguais, i.e., V1=V2=V.
Figura 5.4
Capacitância equivalente de uma associação em paralelo
2. Objetivos Estudar os tipos Associação de Capacitores e comparar as capacitâncias equivalentes teóricas e experimentais.
3. Materiais Utilizados:
1. Medidor digital de capacitância;
2. 4 capacitores de poliéster metalizado com valores que poderiam ser 0,22 µF, 1,0 µF, 1,5 µF e outros;
3. Seis fios de ligação com pinos “banana”;
4. Medidor digital de capacitância;
4. Métodos, Fórmulas e Resultados:
Obtivemos as leituras nominais da tabela 4.1 anexada ao relatório utilizando primeiramente uma leitura nominal, e para preencher a coluna do medidor, utilizamos um medidor de capacitância. Obtivemos com isso, valores com pequenas diferenças entre si devido aos diferentes métodos de medição.
Fórmulas:
Ceq = C1+C2
Após realizar as duas medições, obtivemos diferentes resultados, que deram um erro percentual mostrado a seguir:
ETAPA A) As capacitâncias nominais, foram em µF, as seguintes:
Capacitância 1 = 1,6
Capacitância 2 = 1,0