Capacitores
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA
Gustavo Francis Alves Diniz Rodrigues
SEnsores de proximidade capacitivos e indutivos inversores de frequencia vetorial e escalar
Trabalho introdutório sobre sensores e inversores da disciplina de Automação do curso de Engenharia Industrial Mecânica.
Prof. Juliano
Itaúna
Maio de 2014
Sumário
Introdução 3
Sensores 4
Inversor de frequencia 7
Inversor escalar.....................................................................................12
Inversor vetorial 13
Conclusão 22
INTRODUÇÃO
Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir à automação, ainda em fase inicial no Brasil, com isto uma grande infinidade de equipamentos foram desenvolvidos para as mais diversas variedades de aplicações e setores industriais, alguns dos equipamentos mais utilizados nestes processos conjuntamente com o CLP é Inversor de Freqüência, um equipamento versátil e dinâmico, e os sensores de proximidade.
Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos.
O uso de sensores e chaves para detecção de posição é muito comum na automação de máquinas e processos. Suas aplicações costumam ser a contagem de peças, verificação de posicionamento de uma peça para liberação de uma próxima fase do processo, seleção entre peças diferentes e determinação de dimensional de um produto, entre outras.
Os sensores industriais são equipamentos pelos quais o controlador monitora o processo. São transdutores, pois realizam a conversão de grandezas física sem grandezas elétricas. Hoje em dia é raro encontrar alguma máquina que não possua sensores, pois estes são responsáveis por grande parte das informações que possibilitam o funcionamento de uma máquina. Os sensores são classificados de acordo com sua aplicação e os principais são