trabalho de economia - uniderp
R: Para os mercantilistas, as riquezas consistiam através do acúmulo de metais que uma nação poderia ter. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse, seu estoque de metais preciosos.
Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
2 – Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: O economista clássico mais destacado foi David Ricardo. Suas principais ideias foram a tese de que todos os custos se reduzem a custo do trabalho, também a analise de distribuição do rendimento da terra, foi um trabalho de muitas das ideias do chamado período neoclássico. Alem de desenvolver estudos sobre o comercio internacional.
3 – O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: A teoria das vantagens comparativas refere-se ao comercio internacional, explica por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas negociar e quais produtos devem ser comercializados.
O autor que desenvolveu esta teoria foi David Ricardo, um dos mais destacados economistas clássicos da historia da economia.
4 – Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
R: A lei de Say desenvolvida por Jean Baptiste Say dizia que “A oferta cria sua própria procura.”, ou seja, o aumento da produção se transformaria em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
Já o principio keynesiano dizia o inverso da lei de Say, ou seja, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional, determinado pela demanda agregada ou efetiva
5 – Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
R: Monetaristas: Resumidamente,