capacitores
Capacitor é um dispositivo que armazena energia potencial elétrica e carga elétrica. Para fazer um capacitor, basta colocar um isolante entre dois condutores. Para armazenar energia neste dispositivo, transfira carga de um condutor para outro de modo que um deles fique com uma carga negativa e o outro fique com uma carga igual mais de sinal positivo.
Os capacitores são empregados nos mais variados circuitos elétricos e desempenham sempre um papel muito importante que é o armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um determinado momento especifico .eles são utilizados em circuitos retificadores , circuitos ressonantes e em divisores de freqüência determinada .
Os capacitores têm uma propriedade que é a de bloquear correntes continuas e alternadas de baixa freqüência e facilitar a passagem de correntes alternadas de altas freqüências.
2- QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE CAPACITORES:
Há diversos tipos de capacitores, os quais se diferenciam tanto pela técnica de construção quanto dos materiais. Essas diferenças dotam estes capacitores de propriedades específicas, que os tornam ideais para determinados tipos de aplicação. São os seguintes os principais tipos de capacitores:
Tubulares de papel e óleo – estes capacitores eram praticamente os que predominavam nos equipamentos valvulados antigos. No entanto, o papel se deteriora e passa a apresentar fugas, levando à necessidade de substituição freqüente destes componentes. Nestes capacitores, temos duas tiras de metal (alumínio) e entre elas uma tira de papel (isolante).
Tipos de papel – utilizava-se uma folha de papel seco e nos tipos a óleo, uma folha impregnada de um óleo com características dielétricas importantes. Veja que pelo fato destes capacitores serem enrolados, as armaduras se comportam como uma bobina, o que os leva a apresentar certa indutância. Isso impede que eles sejam usados de forma eficiente em circuitos de altas