Administraçao
Joabe Pinheiro da Silva
2º semestre – Administração
A abordagem clássica da administração, como ficou conhecido os conjuntos de conceitos que fundamentaram o quadro administrativo na primeira metade do século XX, tiveram como dos principais colaboradores Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. Suas teorias regeram o que no momento era dado com princípios básicos para uma boa administração.
Apesar de Taylor e Fayol terem contribuídos para a formação da base que fomenta tais conhecimentos. Suas ideias se distinguiam, tanto em relações a pontos de vistas divergentes quanto na abordagem do tema discutido.
Engenheiro mecânico, americano, Taylor é conhecido como pai da administração científica. As Ideias de Taylor visavam o aumento da eficiência no nível operacional por meio de divisão do trabalho em funções e sistematização da execução dessas funções através da criação de processos e treinamento dos operários.
As ideias de Taylor foram amplamente utilizadas pela industria durante quase todo o século XX, um forte exemplo de seu uso foram na industrias automobilísticas americanas, apesar disso parte de suas teses foram desacreditadas por estudiosos da administração moderna por acreditarem que tais ideias não levam em consideração uma serie de fatores como, questões externas que venham a influenciar o funcionamento de uma empresa ou por transformar o homem em mais uma peça dentro da cadeia produtiva sem levar em consideração seu lado humano e social.
Outro estudioso que contribuiu para esses conjuntos de fundamentos que ficaram conhecidos como abordagem clássica da administração foi Henry Fayol. Engenheiro de minas francês, Fayoul diferente de Taylor, concentrou suas pesquisas na estrutura organizacional da empresa, e com as subesferas de uma organização funcionam e se relacionam, suas contribuições para o estudo da administração ficaram conhecidas como teorias clássica da administração.
Fayoy