Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
Desde o início de sua existência o homem passa por processos de aprendizagem e desenvolvimento, onde os primeiros saberes são adquiridos na base familiar e social.
Ao ser inserido na vida escolar tem início a aquisição de conceitos, normas, disciplinas e saberes, sendo a escola a responsável por uma parte significativa do aprendizado que levará para toda sua vida.
A terceira fase desse processo interminável de desenvolvimento e aprendizado é sua inserção no mercado de trabalho. Quando as pessoas iniciam sua vida profissional dentro de uma empresa aplicam seus conhecimentos, adquiridos nas fases anteriores, e aprendem através de um processo formal principalmente na busca de atingir os seus objetivos específicos e da organização. Esse processo formal de educação dentro da empresa é chamado de Treinamento. Como menciona Chiavenato (1999):
“Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidos”. (p: 295).
Segundo Chiavenato o processo envolve três etapas: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. O treinamento e o desenvolvimento de pessoas tratam da aprendizagem em nível individual e de como as pessoas aprendem e se desenvolvem. O desenvolvimento organizacional mostra como através da mudança e inovação as organizações aprendem e se desenvolvem.
“Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem”. (p:290)
O