Capacitação eficaz na sucessão dos gestores das empresas
As empresas familiares representam a forma empresarial mais predominante nas economias, não só a brasileira quanto às mundiais. Todavia, mesmo com toda relevância e representatividade a níveis macroeconômicos, esse segmento empresarial ainda sofre grandes vulnerabilidades e dificuldades quanto à gestão, e entre os entraves sofridos estão principalmente os problemas operacionais e estratégicos que afetam diretamente as organizações quanto à falta de foco e fragilidade de competitividade no mercado. Também podemos dizer que a ausência da prévia preparação para o provimento de herdeiros sucessores, é principal ponto critico das referidas instituições e contribui geralmente para o fracasso deste mencionado tipo de empresas, contudo, quando se efetua a sucessão através de um bom planejamento pode gerar ótimos resultados para estrutura familiar. Neste sentido, indicar a utilização de instrumentos que auxiliem a gestão familiar, visando torná-la mais competitiva, flexível a mudanças, ágil para lidar com mercado instável, profissional e tecnológica, dando ênfase à capacitação profissional e desmistificando a imagem, que a empresa familiar só visa à instituição como fonte de manutenção e sobrevivência da família. Portanto esta pesquisa tem por finalidade estudar a necessidade do planejamento sucessório e a ênfase na profissionalização da gestão.
Palavras Chaves: Empresa Familiar, profissionalização e planejamento.
CAPACITAÇÃO EFICAZ NA SUCESSÃO DOS GESTORES DAS EMPRESAS
DE ESTRUTURA FAMILIAR
Cesar Ely Santos de Melo UNEB
Wagner Mercês UNEB
1.0 INTRODUÇAO
As empresas de estrutura familiar são a forma empresarial predominante nas economias dos mercados contemporâneos. O êxito e a continuidade destas referidas empresas são essenciais para o desenvolvimento da economia e da sociedade.
Geralmente são caracterizadas pela sucessão da gestão e do poder decisório nas mãos de uma ou mais famílias, segundo Gersick (1998). Entre 65% e 80% das empresas a