Estudo das tendências e perspectivas para o projeto de fábrica 2010
Estudo das Tendências e Perspectivas para o Projeto de Fábrica 2010
Integrantes:
Gabriel Lucinski 07.02315-4
Guilherme Delchiaro 07.01338-8
Rodrigo Ferreira 07.00633-0
1. Industrialização e novas tecnologias
Sabe-se que o mercado imobiliário deve crescer nos próximos anos e a tendência é investir na transformação das obras em operações de montagem, no aumento eficiência produtiva e da qualidade alem de reduzir custos e prazos.
2. Gestão da Produtividade
A gestão da produtividade deve ser implantada em todas as obras e serviços relacionados, pois é ela a principal responsável pela redução de custos e aumento da competitividade entre construtoras.
3. Lean Production
O conceito de Lean Production está atrelado a gestão da qualidade e a melhoria dos processos e estão são ferramentas valiosas. As construtoras devem privilegiar os desejos dos clientes para estar sempre produzindo e sem desperdiçar com recursos que não agradam.
4. Metas e Indicadores
Para ser eficaz deve-se estabelecer e cumprir metas. Toda gestão deve desenvolver indicadores objetivos que monitorem e analisem os processos da obra e gerem ações corretivas e preventivas.
5. Normas Técnicas e Não Conformidade
Hoje se sabe que a utilização de normas técnicas é essencial para um processo produtivo que depende de outros processos e/ou serviços, pois só com a norma pessoas de empresas, países ou setores diferentes podem trocar informações e serem compreendidas. Todas construtoras devem implantar as normas técnicas para melhor seus processos.
6. Pré-engenharia antes da construção
A pré-engenharia é fundamental para construção de um projeto, esse elemento ajuda a definir a tecnologia e o plano de ataque da obra, além de aumentar a produtividade e reduzir custos. A união entre as várias etapas do projeto permite organizar melhor do sistema, assim tem maiores ganhos na fase execução e redução de custos e assistência técnica.
7. Sistema de