teoria da administração
POLO EAD: BELO HORIZONTE (MG) – UNIDADE 2
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SILMARA NERI DE LIMA ROCHA
RA: 7377582666
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE ECONOMIA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TUTOR EAD: CINTIA GALENI
BELO HORIZONTE / MG
01/10/2013
INTRODUÇÃO
Segundo Prado (2011) os dados do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) mostram que entre os anos de 1985 e 2005 foram constituídas 8.915.890 empresas no Brasil. Desse montante, estima-se que a expressiva parcela de 90% correspondam a empresas familiares que, por sua vez, seriam (segundo as mesmas estimativas) responsáveis pela criação de 2 milhões de empregos diretos no País.
A maior parte dessas empresas se inicia com sonhos, ideias, empenho e investimentos de pessoas empreendedoras e seus parentes que juntam suas economias e abrem seu próprio negócio.
A característica das empresas familiares é a transferência de pai para filho. Esse costume surgiu no antigo Egito, segundo Adam Smith, (2002, p.15), ”todo homem estava obrigado por um princípio religioso a seguir a ocupação de seu pai e estaria cometendo o mais nefasto sacrilégio se mudasse para outra”.
Atualmente a longevidade dessas empresas é questionada por muitos autores, pois afirmam que as empresas de terceira ou quarta geração são raras no contexto brasileiro, e ainda complementam que as sementes para a destruição estão no fundador e na família, enquanto o caminho para a sobrevivência das empresas passa pela capacidade da família em administrar as suas relações com a firma e evitar forças centrífugas nas fases de sucessão.
O presente trabalho objetiva compreender o funcionamento e as peculiaridades referentes ao processo sucessório em uma empresa, a relação entre empresa e família, bem como identificar/criar mecanismos para guiar a empresa nesta problemática, estabelecendo assim, o contínuo desenvolvimento e crescimento da mesma.
DESENVOLVIMENTO