Desafio Profissional Concluido
Plano de Sucessão
Tutor: Elizeu Duarte
Camila Menezes – RA 1299101406 – Ciências Contábeis
Denise Galvão – RA 9610522037 - Ciências Contábeis
Giselle Clarindo – RA 9910175847 – Administração
Léslia Linhares – RA 9653523695 – Ciências Contábeis
Maura Freitas RA 8514884371 - Administração
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é traçar o perfil de novos gestores em uma empresa familiar e, a partir daí, definir quais as competências e habilidades diagnosticadas em Paulo e Iran.
No intuito de realizar o diagnóstico gerencial da empresa, foi feita uma consultoria a fim de definir quem estaria mais apto a determinadas funções no processo de sucessão da empresa da família do Sr. João.
Sendo assim, para facilitar a compreensão, foi proposto o estudo do perfil dos candidatos à sucessão da empresa através das habilidades humanas, técnicas e conceituais; onde se conclui quais os cargos serão direcionados a cada funcionário.
O trabalho foi divido em cinco passos, sendo os dois primeiros com organogramas de Competências e Habilidades; o terceiro analisando informações e definindo a mudança (reativa ou proativa); o quarto definindo as habilidades e competências de cada um para exercer a função que lhe foi designado e, por último, o organograma com definições do cargo a ser exercido por Paulo e Iran, além de outros funcionários da empresa.
PROPOSTA APRESENTADA
Segundo Wendy C. Handler i empresa familiar é “uma organização cuja maioria das decisões operacionais e planos para sucessão da liderança é influenciada por membros de uma família trabalhando no gerenciamento ou diretoria”.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 90% do total das companhias brasileiras são empresas familiares, essa representatividade no mercado apresenta importante repercussão social e Econômica, desta forma, elas desempenham importante papel no desenvolvimento do País e na formação do Produto Interno