capacitancia
Seção 31-1 Capacitância
1. Um eletrômetro é um aparelho usado para medir cargas estáticas.
Uma carga desconhecida é colocada nas armaduras de um capacitar e após isto medimos a diferença.de potencial entre elas. Qual a menor carga que pode ser medida por um eletrômetro cuja capacitância vale 50 pF e tem sensibilidade à voltagem de 0,15 V?
2. Os dois objetos metálicos na Fig. 21 estão carregados com +73,0 pC e -73,0 pC, e isto resulta numa diferença de potencial entre eles de 19,2 V. (a) Qual a capacitância do sistema? (b) Se as cargas forem alteradas para + 210 pC e -210 pC, qual a nova capacitância?
(c) Qual a nova diferença de potencial?
3. O capacitor na Fig. 22 tem capacitância igual a 26,0 jjF e está inicialmente descarregado. A bateria fornece 125 V. Depois que a chave S ficar fechada por um tempo bem longo, quanta carga terá passado através da bateria B?
Fig. 21 Problema 2.
S.
Seção 31-2 Cálculo da Capacitância
4. Um capacitor de armaduras paralelas é construído com placas circulares de raio de 8,22 cm e 1,31 mm de separação entre elas. (a)
Calcule a capacitância. (b) Qual a carga que aparecerá nas armaduras, se aplicarmos uma diferença de potencial de 116 V entre elas?
5. A placa e o cátodo de uma válvula diodo a vácuo têm a forma de dois cilindros concêntricos, sendo o cátodo o cilindro interno. O diâmetro do cátodo é de 1,62 mm e o da placa de 18,3 mm, sendo o comprimento de ambos de 2,38 cm. Calcule a capacitância do diodo.
6. Duas folhas de alumínio paralelas separadas por 1,20 mm têm uma capacitância de 9,70 pF, e estão carregadas de tal modo que a diferença de potencial entre elas é 13,0 V. (a) Calcule a área de uma das folhas. (b) Diminuímos agora a distância entre elas para 0,10 mm, mantendo a carga constante. Calcule a nova capacitância. (c)
Qual a variação na diferença de potencial? Explique como poderíamos construir um microfone usando este sistema.
7. As armaduras de um capacitor esférico têm raios