capacitacao
Processo mais do que essencial dentro de uma empresa, visto que sem ela ficaria impossível selecionar pessoas com características específicas para determinados cargos; Somos diferentes, características físicas e psicológicas, comportamento, adaptação, atitudes opostas, assim com o mapeamento de pessoal fica mais fácil de se observar aquele que mais de identifica com o perfil da vaga.
Observando a Gestão de Pessoas, Chiavenato (2010) fala sobre o conceito “... as pessoas diferem entre si na maneira de se comportar, nos relacionamentos, na capacidade de aprender uma tarefa, como na maneira de executá-las após a aprendizagem, na historia pessoal, na bagagem biológica, na inteligência, e nas aptidões, no potencial de desenvolvimento, na contribuição que fazem à organização etc...”.
Idalberto ainda fala de dois tipos de seleção, as baseadas em cargos e competências, buscando um parâmetro dentro da seleção; O que o cargo necessita? O que os candidatos oferecem? Assim ocorre uma comparação, onde se determina se candidato avaliado está em condições para determinada vaga em aberto. Chiavenato (2010) cita “... A melhor maneira de conceituar seleção é representa-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentem para disputa-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e analise de cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção...”.
Assim a organização é capaz de identificar o candidato mais apto a