Capacidades Motoras
Trabalho realizado pelo aluno do 9ºB, Miguel Machado Riscado
Educação Física
Ano lectivo: 2013/2014
Introdução
A capacidade motora é uma qualidade geral de cada indivíduo, relacionada com o seu desempenho numa diversidade de tarefas, ou a sua capacidades de desenvolver certas atividades. A capacidade motora refere-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treino. Por exemplo: todos nascemos com um potencial para desenvolvermos a força ou a resistência. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não se pode afirmar até onde indivíduo pode, por exemplo, desenvolver a velocidade ou a flexibilidade, por que, para atingir o potencial individual, existem imensos fatores a considerar. O período de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente, razão pela qual uma ginasta pode atingir o auge da sua carreira antes de um futebolista. Além disso, no desporto, as capacidades motoras devem atuar de modo geral.
Capacidades Motoras
Força Capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. O desenvolvimento da força pode ser:
Geral – desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específicas – desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade.
Velocidade Capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima. Velocidade pode ser introduzida como a capacidade de realizar um movimento em menos de 6/8 segundos.
Resistência Capacidade de suportar e recuperar do cansaço mental e, principalmente, físico. O seu desenvolvimento pode ser:
Geral - treinada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cardio-respiratório;
Local - treinada menos de 1/6 da massa muscular total. É determinada pela resistência geral, pela força e pela capacidade anaeróbica.