Capacidade produtiva
Por que gerenciar capacidade produtiva?
A função de uma unidade produtiva é atender adequadamente a sua demanda, ou seja, é função do gestor de operações garantir que a operação tenha a capacidade necessária e suficiente para que o atendimento a essa demanda ocorra. A capacidade de uma unidade de operações, portanto, define seu potencial de execução de atividades produtivas. As decisões sobre capacidade podem ter impacto a curto, médio e longo prazo, em geral as decisões sobre capacidade têm impacto estratégico, pois:
1. Envolvem grandes somas de capital investido;
2. As decisões sobre alterações de níveis de capacidade produtiva em operações requerem grande antecedência. Uma nova planta produtiva, pode requerer um período de anos para estar disponível em níveis requeridos de produtividade e desempenho operacional;
3. Uma vez que uma decisão estratégica envolvendo, por exemplo, um incremento de capacidade é tomada e, depois de certo tempo, acontece efetivamente, revertê-la é em geral extremamente demorado e caro. É muito caro ou às vezes impossível “desinvestir”.
4. Uma decisão equivocada tem impacto direto no desempenho operacional da unidade produtiva. Onde, um excesso de capacidade significa que capital excessivo e caro foi alocado a uma operação e será subutilizado, gerando baixos níveis de retorno sob o capital envolvido. Por outro lado, uma falta de capacidade produtiva significa que a demanda não será atendida com perda de receita, baixos níveis de serviço e de atendimento.
O que é capacidade produtiva e que decisões estão envolvidas em sua gestão? * Tarefa*
Capacidade produtiva é o volume máximo potencial de atividade de agregação de valor que pode ser atingido por uma unidade produtiva sob condições normais de operações. Capacidade é potencial e não deve ser confundida com os níveis de saída que é o que a