capacidades produtivas
02 – EXERCICIO
Uma linha de montagem tem os processos que se seguem. Sabendo que desejamos produzir 10 pecas por hora e que cada operador trabalha 45 minutos por hora, determinar: a) O tempo de ciclo (TC) e o número teórico de operadores (N).
b) O número real de operadores (NR) e a divisão de trabalho entre eles.
c) A eficiência do balanceamento (E).
d) Tempo total de trabalhado e parado do operador 01
Os tempos são em minutos por peca. Solução
a) O tempo de ciclo expressa a freqüência com que uma peça deve sair da linha ou, em outras palavras, o intervalo de tempo entre duas peças consecutivas.
b) uma das soluções é:
Operadores 1 2 3 4 5
Posto A B + C F + D G E
Tempo (t) 3,0 4,5 4,5 2,5 3,0
Ocupação 66,7% 100,00% 100,00% 55,6% 66,7% C)
E = 3,89 operadores (teoricamente) / 5 operadores (na realidade) = 77,8% Como se pode ver, não é possível conseguir a produção de 10 peças em 45 minutos com 4 operadores, sendo necessários ao menos 5 operadores. A divisão do trabalho realizada atribui a cada operador uma ou mais atividades, dentro da seqüência lógica do fluxo do processo, porém com um tempo que não supere o tempo de ciclo de 4,5 minutos. Nota-se, porem, que há uma desigualdade entre operadores. Assim, tomando por base o tempo de ciclo, enquanto os demais trabalham porcentagens menores. D) Com um tempo total de 66,7% - operador 01
Tempo trabalhado = 30 minutos
Tempo parado = 30 minutos
03 – EXERCICIO
1) Uma empresa esta analisando uma família de produtos que utilizam a mesma matéria-prima e que são processados em 4 centros produtivosdispostos em linha (A,B,C e D). Não há perdas de material dentro do processo e cada centro pode processar as quantidades de material dadas na Tabela.
a) Qual é a capacidade do sistema?
b) Quem é ogargalo do sistema?
c) No último mês a linha produziu 1.500 toneladas de material. Calcular a eficiência do sistema.
Material que