capacidade de liderança
Neste contexto, o desenvolvimento da liderança torna-se muito importante. Actualmente, reconhece-se que o sucesso da liderança é determinado quer pelo ambiente da organização, quer pelos traços pessoais das pessoas nessa organização. O desenvolvimento da liderança perde-se assim não apenas com o desenvolvimento de certos traços de "liderança" nos gestores, mas também no desenvolvimento de uma organização que permita a estes gestores funcionar, de forma eficaz, como lideres.
O que é a Liderança?
Nas organizações tradicionais, os gestores dão instruções aos subordinados sobre o que fazer e mesmo até sobre como o fazer. Normalmente há uma hierarquia, com o conselho de administração no topo e os funcionários na base. As pessoas foram habituadas a pensar que os líderes são os "patrões" que dão ordens aos seus subordinados.
Esta abordagem apresenta dois grandes problemas. Uma delas é que não há uma distinção clara entre gestão e liderança. A gestão é, na verdade, uma tarefa mais administrativa, ao passo que a liderança passa por levar a organização a grandes níveis de sucesso. A segunda questão é que uma configuração hierárquica rígida pode revelar-se bastante inadequada num mundo em rápida mutação.
No seu núcleo, a liderança envolve duas coisas. Em primeiro lugar, o líder tem de decidir sobre o que fazer numa situação. Em segundo lugar, o líder tem de exercer influência sobre as outras pessoas para conduzi-los ao que precisa de ser feito. Num mundo onde as pessoas têm cada vez mais consciência dos seus próprios direitos, dar ordens a alguém não é a forma mais eficaz de influenciar para um determinado caminho.
Na próxima secção, vamos analisar as