CAPA
Introdução 1
Resumo do Capítulo 2
Conclusão 8
Introdução
Com o presente trabalho pretende se resumir o 2º capítulo, do livro Princípios de Electrónica do autor Albert Paul Malvino.
O 2º capítulo do livro acima mencionado, fala sobre os semicondutores, materias que são a base de estudo do funcionamento de outras matérias importantes como os diodos, transistores e circuitos integrados e o resumo é feito para a melhor compreensão dos alunos sobre essa matéria e por consequência um passo para a compreensão das outras que serão abordadas, futuramente.
Resumo do Capítulo
Semicondutores são materiais que não conduzem e nem isolam corrente, estes são constituidos por alguns electrões livres e lacunas.
2.1 Condutores
Um bom condutor apresenta uma estrutura atómica estavel, um exemplo é o cobre que apresenta 29 protões no núcleo e 29 electrões que orbitam o núcleo. O núcleo atrai os electrões planetários que só não chocam nele, por causa da força externa exercida pelo movimento orbital.
Quanto mais próxima a órbita estiver do núcleo maior sera a força de atração.
Nos atómos extistem órbitas externas, essas órbitas são chamadas de órbitas de valência e os electrões que nela existem são chamados electrões de valencia. As órbitas de valência controlam as propriedades eléctricas do átomo e por estarem mais afastadas do núcleo a atração entre núcleo e o electrão é muito pequena por essa razão esse electrão é por vezes chamado de electrão livre.
O cobre é um bom condutor pois uma força externa pode facilmente fazer com que o seu electrão livre desloque de um átomo para outro. Outros exemplos de bons condutores são Prata e Ouro.
2.2 Semicondutores
Os semicondutores possuem 4 electrões na órbita de valência, isto é possuem 4 electrões de valência. O número de electrões na última camada ajudam a definir a condutibilidade do elemento.
O Germânio: é um semicondutor