Ideia de pesquisa
Introdução ao pensamento filosófico O que é a filosofia?
Há diversas maneiras de responder o que é uma coisa. Por exemplo, se alguém perguntar “o que é um carro?”, você pode falar sobre a utilidade do carro, do que ele é feito, como funciona, quem o inventou, quem o fabrica, etc. O mesmo acontece com a filosofia. Portanto, a primeira coisa que você deve saber ao começar a estudar esta disciplina é: que tipo de resposta você encontra aqui.
Muitos livros dizem qual é a história da filosofia, ou seja, como ela começou e se desenvolveu até os dias de hoje. Citam seus “inventores” gregos e contam alguns detalhes sobre suas vidas e obras, misturados com informações sobre a época em que viviam. Seguem, então, uma linha do tempo, que passa pela apropriação do pensamento grego na
Roma Antiga; pela filosofia medieval e sua relação com a fé cristã; pelo importante papel da filosofia moderna para as ciências, até alcançarem os dilemas do nosso próprio tempo e os autores da filosofia contemporânea. Existem ainda os livros que dizem quais suas áreas de estudo ou como ela se divide em lógica, epistemologia, filosofia da ciência, filosofia política, ética, estética, etc.
Embora também recorramos a informações históricas e a explicações gerais sobre os diversos campos da filosofia, buscaremos uma resposta um pouco diferente. De maneira análoga, não vamos falar tanto sobre a história do automóvel ou sobre os diferentes modelos disponíveis no mercado, mas, principalmente, sobre como se dirige.
Isso significa que a pergunta “o que é a filosofia?” pode ser substituída
7
por outras, como “o que a filosofia faz?” ou ainda “como se faz filosofia?”. E, assim como é na prática que se aprende a dirigir, este estudo será uma espécie de prática filosófica. O que passa pelo contato direto com trechos de textos clássicos e de importantes comentadores.
No lugar de uma exaustiva lista de autores e teses, preferimos dar lugar a um pequeno número de