Cap Tulo 2 Deforma O 2
Deformação
Deformação
Sempre que uma força é aplicada a um corpo, esta tende a mudar a forma e o tamanho dele.
Essas mudanças são denominadas deformações e podem ser altamente visíveis ou praticamente imperceptíveis se não forem utilizados equipamentos que façam medições precisas.
De modo geral, a deformação de um corpo não será uniforme em todo o seu volume e, portanto, a mudança na geometria de cada segmento de reta no interior do corpo pode variar ao longo de seu comprimento. Com isso, percebemos que a quantidade da mudança em qualquer segmento de reta localizado em um ponto distinto do corpo será diferente da observada em qualquer outro ponto. Além disso, essas mudanças também dependem da orientação do segmento de reta no ponto em questão.
Deformação normal
O alongamento ou contração de um segmento de reta por unidade de comprimento é denominado deformação normal. Se a deformação normal for conhecida, podemos usar essa equação para obter o comprimento final aproximado de um segmento curto de reta na direção de n após a deformação. Temos
Δs’ = (1 + ∊)Δs
Por consequência, quando ∊ é positivo, a reta inicial se alongará, ao passo que, se ∊ for negativo, a reta se contrairá.
Deformação por cisalhamento
A mudança que ocorre no ângulo entre dois segmentos de reta que originalmente eram perpendiculares um ao outro é denominada deformação por cisalhamento. Esse ângulo é representado por e medido em radianos (rad).
Análise de pequenas deformações
A maioria dos projetos de engenharia envolvem aplicações para as quais são permitidas somente pequenas deformações. Por exemplo, quase todas as estruturas e máquinas parecem ser rígidas, e as deformações que ocorrem durante a utilização dificilmente são percebidas. Além disso, ainda que a deflexão de um elemento como uma chapa fina ou haste delgada seja aparentemente grande, o material de que ele é feito poderá estar submetido somente a deformações muito pequenas.
76
PROBLEMAS
2.1. O diâmetro de um balão de