ATPS Banco De Dados I
1.1 – Conceitos fundamentais de banco de dados:
O sistema de banco de dados é um sistema computadorizado de manutenção de registro. Podendo ser considerado como um armário eletrônico de arquivos, ou seja, ele é um lugar para guardar arquivo de dados computadorizados. Como por exemplo, dados de uma pessoa, como CPF, endereço, ou dados de estabelecimentos, como padaria, funcionários e produto.
Os usuários de um sistema podem realizar ou solicitar que o sistema faça várias operações, tal como, acrescentar, buscar, excluir, alterar e remover dados de arquivos existentes.
Para que possamos manusear essas operações facilmente contamos com um sistema de manutenção de registros, possuindo quatro componentes principais:
- Dados: no sistema de banco de dados estão disponíveis em todas as máquinas, variando de pequenos a grandes computadores. Os recursos fornecidos por qualquer sistema são até certo ponto, por conta de seu tamanho e pela potência da máquina a ser utilizada. Os sistemas em máquinas grandes são multiusuários, e nas que estão em máquinas menores são de monousuário.
O sistema monousuário é um sistema que muitos usuários podem acessar o banco de dados ao mesmo tempo.
Podemos também supor, que em dados, todos os dados no sistema estão armazenados em um único banco de dados, para que os dados estejam divididos em vários bancos de dados distintos. De modo geral estarão eles integrados e compartilhados.
No modo integrado, o banco de dados pode ser considerado como uma unificação de vários arquivos, de outro modo, sendo com a eliminação de qualquer repetição de parte distinta ou total entre esses arquivos. Como exemplo, um dado contendo nome funcionário, contendo nomes, endereços, salários e outros itens sobre os funcionários, e outro arquivo com o nome matricula, mostrando o recrutamento dos funcionários em cursos de treinamento. Agora imagine que, para executar o processo de administração do curso de