Cap 26 Corrente e Resistencia
Corrente e Resistência
Cap. 26: Corrente e Resistência
Índice
Corrente Elétrica
Densidade de Corrente Elétrica
Resistência e Resistividade
Lei de Ohm
Uma Visão Microscópica da Lei de Ohm
Potência em Circuitos Elétricos
Semicondutores
Supercondutores
Cap. 26: Corrente e Resistência
Corrente Elétrica
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Exemplo onde a corrente elétrica é nula:
Quando o movimento dos portadores de carga não ocorre em um sentido preferencial (ausência de uma diferença de potencia), em direções e sentidos completamente aleatórios.
Quando há um sentido e uma direção preferencial no movimento, porém a soma das cargas em movimento é nula, n° de cargas positivas = n° de cargas negativas.
Cap. 26: Corrente e Resistência
Corrente Elétrica
(a) Uma corrente convencional é tratada como um fluxo de cargas positivas. As cargas se movem no sentido do campo elétrico. (b) Em um condutor metálico, as cargas em movimento são elétrons – mas a corrente ainda aponta no sentido do movimento de cargas positivas.
Definição:
i
dq q
dt
t
t
q idt
0
1 Ampère (A) = 1Coulomb/segundo
Simulação da corrente que passa em uma resistência elétrica. battery-resistor-circuit_pt_BR.jar Cap. 26: Corrente e Resistência
Corrente Elétrica
As ilustrações ao lado servem para indicar a conservação da carga, ou seja, a carga que entra no fio deve ser igual a carga que sai dele.
i0 i1 i2
Lembre-se: os elétrons são os portadores de cargas que se movem e o sentido do seu movimento é oposto ao indicado pelas setas da corrente elétrica.
Cap. 26: Corrente e Resistência
Densidade de Corrente Elétrica
A densidade de corrente J é definida pela corrente elétrica, i, por unidade de área, A.
i
q
J
A At
De modo geral:
i J ndA
A densidade de