Question Rio Artigo Respostas
A saliva é indispensável para a manutenção da saúde bucal. Ela lubrifica a mucosa oral, promove remineralização dos dentes, da boca e protege contra infecções provocada pelos microorganismos.
2. De que forma é regulada a secreção salivar?
O controle fisiológico da secreção salivar é regulada pelo sistema nervoso autônomo, através de receptores presentes nas glândulas salivares.
3. Quais os receptores envolvidos nas alterações de fluxo e/ou composição da saliva?
Receptores de transmissão colinérgica, são responsáveis pelas alterações do fluxo da saliva através da estimulação do parassimpático que por meio de ações sobre a acetilcolina, aumentam a quantidade de secreção salivar. Já a sua composição sofre alterações através da estimulação do simpático onde ocorrem ações sobre a noradrenalina e receptores alterando assim principalmente a composição protéica da saliva.
4. O que é xerostomia?
Xerostomia, é o termo usado para definir “boca seca”, a diminuição da taxa de fluxo salivar e ou estados alterados na composição da saliva.
5. Por quê alguns medicamentos utilizados em desordens psiquiátricas causam xerostomia? Explique com base nos mecanismo de ação dos fármacos.
Porque eles bloqueiam os efeitos da acetilcolina sobre os receptores muscarínicos M3, resultando em uma diminuição fluxo salivar. Além do mais, porque também estes medicamentos atuam sobre o sistema nervoso central, podendo causar alterações na saliva através de ações indiretas sobre a glândula salivar.
6. Quais as alterações salivares causadas pelo uso dos benzodiazepínicos (BZD), antidepressivos tricíclicos (TCAs) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI)?
Como os benzodiazepínicos diminuem o fluxo salivar, devido aos seus receptores na glândula salivar, uma da alterações é a xerostomia, que é o resultado da diminuição da secreção salivar, já os antidepressivos e inibidores seletivos, causam um alteração na composição da saliva, como as