Cap. 13 - a dimensão global de alguns problemas ambientais
Introdução
Muitos problemas ambientais ultrapassam os limites dos países onde são gerados. A poluição das águas de bacias hidrográficas de aquíferos é um exemplo dessa situação. A contaminação das águas oceânicas ou esgotamento de recursos pesqueiros também repercute na vida da população de diferentes países. No entanto, os problemas relacionados à emissão de gases que alteram a composição natural da atmosfera estão entre os que mais tem atraído atenção da comunidade internacional. A grande quantidade de compostos tóxicos que reagem com gases da atmosfera tornou a poluição do ar uma questão de dimensão mundial, a partir do relevo industrial. A chuva ácida, a destruição da camada de ozônio e a intensificação do efeito estufa estão entre os problemas ambientais cuja extensão envolve o conjunto da humanidade. Entre essas três questões ambientais a intensificação do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, anuncia um cenário pessimista ao planeta num futuro não muito distante.
Desenvolvimento
Chuvas ácidas: A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluição atmosférica decorrente da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil.
A destruição da camada de ozônio: O CFC (clorofluorcarboneto) é considerado o grande responsável pelo problema de degradação do ambiente em escala global: a destruição da camada de ozônio. Esse gás era utilizado em geleiras, aparelhos de ar condicionado, materiais isolantes e solventes para limpeza de componentes eletrônicos. Até o fim da década de 1980, era também bastante utilizado como propelente de aerosóis.
Aquecimento global: É o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, provocando alterações no clima de algumas regiões, intensificando fenômenos