Ppcp
[pic]
[pic]
I. PPCP – CONCEITOS GERAIS
1. Introdução -
Cada vez mais as empresas sentem-se estimuladas a satisfazer as necessidades e desejos do mercado consumidor com produtos e serviços. Este estímulo obriga as empresas a elevar constantemente o nível de competitividade entre as organizações.
Desta forma, o grande desafio das empresas é adaptarem-se as novas condições do mercado, que são: o aumento da exigência por qualidade, mudanças freqüentes no mercado por produtos variados exigindo um alto grau de responsabilidade; e ainda uma grande preocupação com custos e prazos de entregas apertados.
Dentro deste contexto, é exigida do sistema de manufatura uma melhora continua dos sistemas produtivos. A velha estratégia da produção em massa, derivada da economia em escala, já não é mais válida. Hoje as empresas devem possuir: ✓ Um sistema flexível ✓ Rapidez no projeto do produto e implantação de novos produtos ✓ Baixos lead times ✓ Baixos estoques (na medida certa) ✓ Formas de planejamento, programação e controle dos sistemas produtivos.
2. Os sistemas produtivos -
Sempre que ouvimos falar em sistemas produtivos lembramos de fábricas, com seus equipamentos e máquinas e seus operários, entretanto grande parte das empresas de serviços como: Bancos, escolas, transportadoras, locadora de carros e outras devem ser tratadas como “fabricante de serviços”. O setor de serviços é a área que mais cresce no mundo.
Nos sistemas produtivos de bens, como uma fábrica, o principal objetivo é montar produtos tangíveis com base na compra ou fabricação de componentes e colocá-los a disposição dos clientes. Para que tudo isto aconteça é necessário prever uma demanda, elaborar uma seqüência produtiva, planejar e administrar os estoques, motivar, padronizar e treinar