Cap 11 - introdução a ADM
1) Os recursos humanos de uma organização compreendem todo o conjunto de habilidades, talentos, conhecimentos e potencial de desenvolvimento que cada um de seus membros possui. A qualidade desses recursos humanos determinará, em grande parte, o sucesso ou insucesso de uma organização. Diante disso, a área de recursos humanos é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, além de suas políticas e práticas ter impacto positivo no desempenho da organização.
Os objetivos centrais da ARH são: Identificar e atrais recursos humanos qualificados e competentes; adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial e manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização.
Os níveis de atuação são: nível estratégico, tático e operacional.
3) O planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial que corresponde à elaboração de um plano que projeta as eventuais modificações na estrutura de recursos humanos de uma organização, partindo da análise da situação atual da estrutura interna de pessoal e das necessidades futuras da empresa. Dessa forma, o planejamento deve assegurar que a organização tenha as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, desempenhando com eficiência e eficácia as tarefas que lhes forem destinadas.
A análise de cargos visa responder à necessidade de se conhecer o conteúdo do trabalho e as características das pessoas que devem ser contratadas para determinados cargos. O propósito dessa análise consiste na identificação das exigências, atitudes e comportamentos necessários para o desempenho das tarefas com eficácia. Com base em tais dados, desenvolvem-se a descrição e a especificação dos cargos, que darão suporte ao processo de recrutamento e seleção.
5) No processo de seleção, avaliam-se as competências e qualificações dos candidatos e sua adequação às exigências do cargo. Na prática, a seleção é um exercício de