CAP 09
Apelo publicitário é usado para atrair a atenção e influenciar os sentimentos dos consumidores em relação a um produto ou um serviço. Seria algo que comove as pessoas, instigando seus interesses. Os apelos tendem a se adaptar a todos as mídias e são classificados em apelos informativos/racionais e apelos emocionais. Já o estilo de execução criativa é como o apelo vira uma mensagem publicitária e os mecanismos de execução são mais adaptados a algumas mídias do que outras.
Apelos informativos/Racionais Esse tipo de abordagem foca a necessidade do consumidor pelas características de um produto ou serviço, seus benefícios ou razões. São informativos e tentam convencer o consumidor que seu produto tem os atributos que satisfazem suas necessidades. Podem ser utilizados vários motivos racionais como base: conforto, conveniência, economia, saúde e benefícios sensoriais, qualidade, segurança, durabilidade, eficiência, eficácia e desempenho.
- Os apelos às características são fortemente informativos. Com uma lista de atributos importantes do produto. Usados em produtos técnicos e de alto envolvimento (ex. automóveis).
- O apelo à vantagem competitiva é uma comparação direta ou indireta com outra marca(s) onde se alega a superioridade do produto em relação aos outros.
- O apelo ao preço favorável é muito usado por varejistas para anunciar liquidações, ofertas especiais ou preços baixos diários.
- Os apelos às novidades anunciam alguma novidade sobre o produto. É utilizado para produtos inovadores ou informar modificações significativas ou melhorias de um produto já existente.
- Os apelos à popularidade de produtos/serviços enfatizam a popularidade do produto indicando o numero de consumidores que usam a marca, especialistas que a recomendam, sua liderança, etc. O amplo uso da marca comprova sua qualidade ou valor.
Apelos emocionais Esse tipo de abordagem está relacionado às necessidades sociais e/ou psicológicas