MKT CAP 09 EXERCICIO
Professores do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP e Convidados
2ª Edição | 2010|
1. A década de 1990 presenciou a febre de fusões e aquisições, mas a visão de algumas organizações não converge neste sentido. Qual o ponto de vista dessas organizações? (p. 232)
R: Para algumas organizações, fusões e aquisições não é a única maneira de crescer. Para essas organizações, aliás, não faz sentido comprar ou serem compradas por outras. E seus dirigentes e acionistas cientes de que precisam buscar outros meios para atingir suas metas de expansão, acabam, em muitos casos, por descobrir que a melhor maneira de fazer isso é por meio da criação de novos canais de marketing (que alguns chamam de canais de distribuição) para seus produtos ou serviços, ou por meio da revisão e do aperfeiçoamento dos canais que a empresa já vem utilizando.
2. Por que a commoditização é uma das piores coisas que podem acontecer a um produto? (p. 232)
R: Commoditização é o processo que resulta na não-diferenciação dos produtos à percepção do consumidor. Um pouco pela tal globalização e pela popularização da Internet, que estão eliminando os entraves ao livre fluxo de informações, um pouco pela evolução e rápida democratização/disseminação das tecnologias de produção, os produtos estão cada vez mais parecidos com os dos concorrentes, quando não realmente idênticos. Desta forma, o produto passa a ser visto pelo mercado como indiferente, isto é, tanto faz a marca X ou a marca Y, já que é tudo a mesma coisa, o que é péssimo para as organizações.
3. Considerando a dificuldade de criação de diferencial apenas em função do produto em si, qual é a possível alternativa para as empresas? (p. 233)
R: A alternativa é criar diferenciação agregando ao produto, serviços e outros benefícios. Quais? Aqueles que sejam percebidos pelo consumidor como tendo valor e como diferenciais efetivos e que, ao mesmo tempo, sejam factíveis e possam ser oferecidos a