Canção Trovadoresca
A canção trovadoresca foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Este tipo de canção surgiu na altura em que Portugal se tornou uma nação independente, no século XII.
O trovadorismo baseia-se em quatro teses capazes de explicar a sua origem: a tese arábica (considera a cultura arábica a sua velha raiz); a tese folclórica (que se julga ter sido criada pelo próprio povo); a tese médio-latinista (segunda a qual a sua origem tenha sido na literatura latina, durante a idade média) e finalmente a tese litúrgica (que considera que a origem do trovadorismo tenha sido fruto da poesia litúrgico-cristã).
Todas estas teses são aceitáveis e juntas são a origem deste tipo de canção.
Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as suas melodias, e cantigas eram as poesias cantadas.
Em Portugal, as cantigas classificavam-se em:
Género Lírico:
- Cantigas de amor (canções em que o poeta se põe a serviço da sua senhora, dama da corte, e em que torna o amor um objecto de sonho, distante, impossível).
- Cantigas de amigo (canções de origem popular, com marcas evidentes de literatura oral, com textos que proporcionam fácil memorização).
Género satírico:
- Cantigas de escárnio (canções em que o poeta satiriza alguém, com sátiras indirectas e com duplos sentidos).
- Cantigas de Maldizer (canções em que ao contrário das cantigas de escárnio fazem uma sátira directa e sem duplo sentido, em que é comum a agressão verbal à pessoa satirizada e até mesmo o uso de palavrões).
Exemplo de canção trovadoresca: http://www.youtube.com/watch?v=Q_1EDSpz-fE&feature=related
Trabalho realizado por:
Rita Guerra
9º3ª