TRABALHO DE LITERATURA PORTUGUESA I
Tomando conhecimento do tema escolhido e buscando aprofundamento, é objetivo deste trabalho discorrer sobre a Cantiga de Amor, bem como Chico Buarque (mais precisamente uma de suas canções) na função de correlacioná-los no ponto de vista literário. É preciso, antes de tudo, analisar as correntes históricas e filosóficas da Idade Média e assim, também analisar a Lírica Trovadoresca e a Lírica Contemporânea (que Chico Buarque se encontra), formando em cada trecho desta minuciosa análise um elo de compreensão. A palavra amor, de origem latina, possui uma gama de significações na Língua Portuguesa. Esta palavra remete a significados mesclados: Ego, sensações avassaladoras, ou até mesmo pode se assemelhar com a paixão. Além disso, o amor pode ter outros significados, assim como define o Dicionário Aurélio. Para esta coleção de palavras, o amor é um:
...sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa. Sentimento intenso de atração entre duas pessoas. Desde os tempos mais remotos, o amor já era uma questão discutida em diversas concepções. No que se diz respeito a arte literária, o amor anda de mãos dadas à ela, porque de forma incansável se fala sobre este sentimento. E sobre o amor, Santos em sua obra destaca a importância para a poesia trovadoresca, como um dos temas mais discutidos.
Um dos temas mais importantes que formam os grandes gêneros da literatura é o Amor – fulcro da poesia lírica -, e a Luta – núcleo da matéria épica. O Amor, na lírica trovadoresca é apresentado sempre como a tentativa de união entre o homem que solicita a mulher que nega. A Luta está presente à volta do desenrolar dos feitos realizados tanto por deuses do paganismo germânico das epopeias nórdicas, como nas canções de gesta na luta contra o infiel, no qual o fulcro é a defesa da é cristã. Amor e luta vão se encontrar no final do século XII nos romances de