canto negro de drummond
Docente: Rafael/ Literatura
“Canto Negro”- Carlos Drummond De Andrade
Poema “Canto Negro”- Carlos Drummond de Andrade
Canto negro de Drummond é um poema bem extenso, sua principal ideia é retratar uma fase bem especifica, que é sua infância, o tempo escravocrata, em que fora amamentado pelas negras. O eu lírico se encontra com vários “pretos” que marcaram sua trajetória.
No primeiro momento Drummond conta sua tristeza, relata sua perda com relação a infância, aos tempo passados, ele relata, “Debruço-me, nada alcanço, decerto perdi os olhosque tinha quando criança”(...), neste momento a melancolia passada é sentida no presente em que ele lembra das características infantis sentidas pelo autor.
Algumas características que para o poeta é marcante, são os retratos e os objetos presentes na memória, as figuras marcantes e as sensações em que elas deixaram. Outro ponto bastante importante nos primeiros versos de Canto Negro é a forma de linguagem, Drummond neste caso usa as sensações das cores, e o que ela nos transmite através da sua coloração e do momento em que você esta passando ou vivendo, “É que te encarava, preto [...]Talhada em pele, no medo” (...).
Em outro ponto Drummond relata suas ações de quando ele ainda era moço e estava descobrindo o mundo. Para ele esse era o tempo de sem preocupações adultas, apenas aproveitar o que a vida lhe estava oferecendo.
Entretanto há uma palavra que é repetida e merece destaque, que é o termo preto, que possuem vários significados, ou vários sentidos, em alguns momentos esse termo se refere há pessoas, ou a uma pessoa em especial. Esse termo também se refere há objetos e a tudo que naquela ocasião Drummond olhou ou passou, “No longo corredor preto.Entre volutas de preto”(...). é nesse preto que notamos como Drummond ressalta o termo preto no poema, ele faz associações com situações ou simples espaços. Carlos no seu auge, escreveu grandes poemas