Cantar
1 Arranjos de composição de voz
Imagine que quer criar uma parte de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes pistas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma pista ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra pista, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.
2 Optimize a difusão do reverb
Grandes vozes necessitam de grandes reverbs, por isso experimente valores de parâmetros de baixa difusão. Porque? A difusão controla o "espessura" do eco. Locais de alta difusão ecoam com mais proximidade, enquanto que a baixa difusão os espalha para longe. Com sons de percussão a baixa difusão cria imensos "ataques" pouco espaçados, tal como berlindes quando chocam com aço. No entanto com a voz, que é muito mais sustenida, o caso é diferente, já que a baixa difusão confere muito efeito de reverb protegendo a voz de excessivas reflexões.
3 Optimize o "Reverb Decay"
Muitos reverbs oferecem um ponto de cruzamento da frequência, com tempos de decay separados para altas e baixas frequências. Para prevenir demasiada competição entre os instrumentos de média frequência, utilize menos decay nas frequências mais baixas e aumente-o nas altas. Isto irá adicionar "ar" às vozes enquanto dá ênfase a sibilantes e sons vocais que caracterizam e humanizam uma voz. Varie a definição do ponto de cruzamento da frequência para determinar o que funciona melhor para determinada voz em particular.
4 A beleza do "panning" automático