Trabalho
Teoria das Organizações I
Antecedentes Históricos da Administração
Antecedente histórico da Administração trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes.
Influência dos Filósofos: A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antiguidade.
Sócrates, filósofo grego, em sua discussão com Nicomaquides expõem seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em uma de suas obras, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles, deu impulso inicial a Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do atual conhecimento humano.
Francis Bacon, filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como Princípio da Prevalência do principal sobre o acessório.
René Descartes, filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e à Geometria da época.
Thomas Hobbes, filósofo político inglês, defende o governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade.
Jean-Jacques Rousseau, desenvolveu a teoria do Contrato Social: o Estado surge de um acordo de vontades. Rousseau assevera que o homem é por natureza bom e afável e a vida em sociedade o deturpa.
Karl Marx e Friedrich Engel, propõem uma teoria da origem econômica do Estado.
Com a Filosofia Moderna, a Administração deixa de receber contribuições e