Canon E IBM
Porque são empresas dialéticas?
Definição
Os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese.
A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.
A filosofia descreve a realidade e a reflete, portanto a dialética busca, não interpretar, mas refletir acerca da realidade. Por isso, seus três momentos (tese, antítese e síntese) não são um método, mas derivam da dialética mesma, da natureza das coisas.
A dialética é a história do espírito, das contradições do pensamento que ela repassa ao ir da afirmação à negação. Em alemão aufheben significa supressão e ao mesmo tempo manutenção da coisa suprimida. O reprimido ou negado permanece dentro da totalidade.
Esta contradição não é apenas do pensamento, mas da realidade, já que ser e pensamento são idênticos. Esta é a proposição da dialética como método a partir de Hegel. Tudo se desenvolve pela oposição dos contrários: filosofia, arte, ciência e religião são vivos devido a esta dialética. Então, tudo está em processo de constante devir.
Porém, a compreensão deste devir só se dá a posteriori. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9t... Dialética era , na Grécia Antiga, a arte do diálogo, da contraposição de idéias que leva a outras idéias. As principais características são: a contradição, a totalidade, a simultaneidade, a criticidade e a ausência de hierarquia. Na dialética, uma coisa não é mais importante do que outra. Tudo é importante, por isto é a filosofia que melhor se presta para fomentar a igualdade entre os homens e a conservar os ecossistemas.
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação
Confronto de duas idéias diferentes, das quais resultam uma