resumo
CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Gestão do conhecimento
Professor: Barbara Gatelli
Itapecerica da Serra – SP
Abril 2014
Capitulo 1
Criação e dialética do conhecimento
O presente capitulo fala sobre a capacidades da empresas se adaptarem as grandes mudanças do ambiente enfrentando os paradoxos e usando-os para sua ascensão.
As empresas bem sucedidas sabem tirar vantagens dos paradoxos nesta época. As empresas com capacidade de acompanhar as mudanças são as que obterão sucesso. Um dos principais motivos pela quais grandes empresas fracassam se deve ao fato de se prenderem a rotina do sucesso anterior. No entanto um novo tipo de empresa esta surgindo no mercado, ou seja, as empresas dialéticas, que são aquelas que abraçam positivamente os opostos, usam positivamente os paradoxos com entusiasmo a fim de encontrar um melhor caminho para organização.
Os paradoxos ao invés de serem eliminados devem ser cultivados e aceitos, as contradições, oposição etc., não são alheios do conhecimento, pois o conhecimento em si é formado dos componentes dicotômicos e aparentemente oposto; conhecimento tácito e explicito.
O conhecimento explicito é tudo aquilo que pode ser expresso em números, palavras, manuais, enquanto o conhecimento tácito não é visível nem explicável é aquilo que temos guardado em nossa mente.
Existe quatro modos de conversão do conhecimento, socialização, externalização, combinação, internalização. A criação do conhecimento inicia com a socialização e logo após passa por outros processos de conversão do conhecimento.
O conhecimento é criado apenas no individuo, a partir daí a importância das organizações promoverem a participação de todos através do dialogo, discussão, compartilhamento e experiências.
Neste capitulo relata sobre duas grandes empresas como exemplo, a IBM e a Canon. A IBM sob comando de Louis Gerstner foi submetida a uma reviravolta histórica. Onde