Candidíase e AIDS
A candidíase vulvovaginal, também conhecida como micose vaginal, é causada por um fungo chamado Candida albicans, que esta presente naturalmente na flora intestinal, vaginal e peniana. Este mesmo fungo pode causar também o popular sapinho (candidíase oral), caracterizado pelo aparecimento de placas brancas e aveludadas na boca e na língua.
A doença ocorre quando há um crescimento excessivo desse fungo, e alguns fatores podem contribuir para esse crescimento, como: diabetes, gravidez, uso de contraceptivos orais, antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do nosso organismo.
Sintomas:
Na Mulher:
Prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. A vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As lesões podem se estender pelo períneo (parte de baixo da vulva até o ânus), região perianal e inguinal (virilha).
No Homem:
Balanopostite (inflamação da glande e prepúcio), leve edema e pela presença de pequenas lesões em formas de pontos avermelhados.
Prevenção:
Higienização adequada, preservativo e evitar roupas muito justas.
Período de incubação:
Muito variável.
Tratamento:
Medicamentos.
Ex.: Secnidazol, Fluconazol e Tinidazol.
Transmissão:
Contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores.Transmissão vertical (da mãe para o recém-nascido durante o parto).
AIDS
Causada pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico, impedindo-o de executar sua tarefa a dequadamente. Assim, o organismo fica cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunísticas, que acabam levando o doente à morte.É também conhecida como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e SIDA.
Sintomas:
A infecção manifesta-se em geral como um quadro