Candidiase
A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua.
Causas:
A candidíase é causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na sua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca. Porém, quando o sistema imunológico está enfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (lesões) na boca e na língua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidíase:
Tomar medicamentos esteroides; Ter AIDS ou uma infecção por HIV; Receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão; Ser muito idoso ou muito jovem; Estar com a saúde debilitada.
As pessoas que têm diabetes e tiveram níveis altos de glicose no sangue têm maior probabilidade de ter candidíase oral porque o açúcar em excesso na saliva atua como um alimento para a Candida. Tomar altas doses de antibióticos ou tomar antibióticos por muito tempo também aumenta o risco de candidíase oral. As pessoas com próteses dentárias que não encaixam direito também têm maior probabilidade de ter candidíase.
Exames:
Um médico ou dentista quase sempre pode diagnosticar a candidíase observando a boca e a língua. Essas lesões fúngicas têm uma aparência característica. Se não estiver completamente claro, poderá ser feito um dos seguintes exames para detectar organismos de Candida:
Exame microscópico de esfregaço da boca; Cultura de lesões na boca.
Sintomas:
A candidíase aparece como lesões aveludadas e esbranquiçadas na boca e na língua. Sob esse material esbranquiçado, há tecido vermelho que pode sangrar facilmente. As lesões podem aumentar lentamente em número e tamanho.
Tratamento:
Se desenvolver um caso moderado de candidíase depois de tomar antibióticos, uma possível solução é consumir iogurte ou usar cápsulas de Lactobacillus acidophilus de venda livre.
Usar