Mito na Filosofia e Religião na Filosofia
Introdução.................................................................................................... 2
Mito na Filosofia .........................................................................................2-4
Religião na Filosofia................................................................................. 4-5
Conclusão .....................................................................................................6
Bibliografia................................................................................................... 7
Introdução
Esse trabalho vai falar sobre mito e religião na filosofia. Fala da importância dos mitos para o surgimento da filosofia, que foi a partir deles que começou a se questionar o que era dito pelas pessoas, começou os estudos sobre os assuntos falados, deu-se inicio à busca pelo saber.
Já religião na filosofia vai falar sobre o ramo da filosofia que através de estudos vão atrás das simples perguntas relacionadas à religião que são: “Deus existe?”, “existe vida após a morte?”, “como surgiu o mundo?”... Entre outras perguntas feitas sobre as religiões existentes.
Mito na Filosofia
Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua educação. A palavra mito (contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito) tem de origem grega.
Assim, Homero e Hesíodo são considerados os educadores da Hélade (antiga Grécia) por excelência, bem como os rapsodos (uma espécie de ator, cantor, recitador) eram tidos como portadores de uma