Candidíase
Definição:
A candidíase é uma infecção genital causada por um fungo chamado Candida albicans, que pode atingir tanto homens quanto mulheres. Ele está naturalmente presente na flora vaginal e intestinal e aparace com mais frequência em mulheres. Sintomas
Os principais sintomas são coceira, irritação, vermelhidão nas áreas íntimas e corrimento esbranquiçado, com aparência de nata
Contágio:
A candidíase não é uma DST (doença sexualmente transmissível),pois o agente causador já está presente no corpo, mas pode ser transmitida ao parceiro pela relação sexual. Também pode ocorrer pelo Contato com o fungo por toalhas ou roupas contaminadas, por exemplo.
Tratamento:
O tratamento é feito à base de medicamentos antimicóticos e antifúngicos sob a forma de cremes aplicados no local ou remédios via oral para casos mais resistentes.
Existe vacina com o agente enfraquecido para o corpo aprender a se defender do fungo, porém essa vacina só é usada quando a candidíase é frenquente (candidíase de repetição).
Profilaxia (como evitar):
Tomar cuidado ao ir aos banheiros públicos e não utilizar toalhas e peças intímas emprestadas que estejam molhadas ou usadas.
O que é Candidíase?
Sinônimos: Monilíase
A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua.
Causas
A candidíase é causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na sua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca.
Detalhe do fungo Candida
Porém, quando o sistema imunológico está enfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (lesões) na boca e na língua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidíase:
Tomar medicamentos esteroides
Ter AIDS ou uma infecção por HIV
Receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão
Ser muito idoso